Alimentos fundamentais para o fornecimento de nutrientes para o sistema imunológico. Desta maneira uma alimentação baseada nesses alimentos irá acelerar a recuperação do organismo em casos de processos infecciosos.
-Alimentos fontes de vitamina C – laranja, limão, melão, abacaxi, tangerina, morango – também devem ter destaque. A vitamina C fortalece o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a gripes e resfriados.
-Óleo de coco é rico em ácido láurico e caprílico, em atividade antiviral e antibacteriana. De efeito imunomodulador, pode ser usado em sucos, shakes ou vitaminas.
-Alho é fonte de alicina, estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas ou, se preferir, cápsulas de óleo de alho.
-Shitake contém lentinana, um potente imunoestimulante.
-Couve, cenoura e tomate: O betacaroteno antioxidante presente nesses alimentos, combate às infecções e estimula células imunológicas.
-O gengibre reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos como o de melância e o de maracujá.
-Suco verde: Fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.
-Mel tem ação bactericida e antisséptica. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Tem ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a microbiota intestinal.
-Própolis é fonte de flavonóides, que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “antibiótico natural”.
-Geléia real estimula o sistema imunológico e combate às infecções de vírus e bactérias.

OBS.: É importante a redução na ingestão de alimentos que ‘irritam “o organismo dificultando assim sua recuperação, dentre eles pode-se destacar aqueles ricos em gorduras ”ruins“, como frituras, carnes gordas, embutidos, etc; e alimentos industrializados em geral