Todos já ouvimos falar em antioxidantes como eles “destroem” os radicais livres, mas a maioria das pessoas não sabem realmente o que ocorre quando os consumimos.

 

Os chamados radicais livres são moléculas que  ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e até mesmo a várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes e até mesmo o câncer.

 

Não existe uma maneira de não produzirmos radicais livres, já que nós o produzimos até quando respiramos ou praticamos atividades físicas, portanto o consumo dos chamados antioxidantes é a principal maneira de prevenir a ação das moléculas de radicais livres.

 

Os antioxidantes são substâncias que, em contato com os radicais livres, reagem, neutralizando os mesmos. O nosso organismo produz antioxidante, entretanto de acordo com a situação em que nosso organismo se encontra pode não ser suficiente.

 

E é aí onde a boa alimentação pode nos ajudar, a oferecer nutrientes que são antioxidantes e que, hpw portanto, participarão deste combate contra o excesso de radicais livres.

 

De modo geral, a proteção contra radicais livres se faz evitando a obesidade,o tabagismo, alimentos com aditivos, evitar poluição, as gorduras elevadas no sangue, o controle da pressão arterial e do diabetes, alimentação correta(com acompanhamento nutricional) e exercícios físicos regulares.

Os alimentos ricos em antioxidantes mostram que uma dieta variada é importante para a manutenção da saúde do nosso organismo. É importante lembrar que é sempre bom consultar uma Nutricionista para uma indicação correta da quantidade necessária de antioxidantes para cada individuo e que os alimentos podem ser utilizados na prevenção e tratamento de várias doenças.

 

Se você quer ter uma vida saudável, é bom tomar alguns cuidados para evitar a produção de muitos radicais livres em seu organismo. Evite o consumo de álcool ou tabaco, bem como a exposição excessiva aos raios solares. Além disso, pessoas que praticam exercícios físicos regularmente sofrem menos com a ação dos radicais livres, pois a atividade física regular aumenta a produção de enzimas que destroem os radicais livres!